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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Para quê arte, afinal?

Encontro muita dificuldade em ensinar arte para os jovens de hoje. Eles simplesmente não vêem um motivo pelo qual devam estudar arte. Odeiam História da Arte, especialmente os movimentos clássicos. E quando chegamos em um período mais próximo da realidade deles, muitos não conseguem compreender.

É bem verdade que sempre existem alunos que apreciam, e geralmente são aqueles motivados pelo gosto pelo conhecimento em si. Mas, quanto aos 98% restante, que não se interessam pelo assunto? O que fazer?

Um dos motivos que leva ao desinteresse do estudo das Artes na escola, na minha opinião, é o fato de ser uma matéria obrigatório, mas que não reprova.

Outro motivo é o mundo atual. A sociedade que vivemos, que valoriza o TER ao invés do SER. Sociedade que valoriza o culto ao corpo, a urgência em ser atendido, o egocentrismo exagerado, o bem estar pessoa acima da liberdade do outro. Sociedade essa que valoriza a humilhação do ser humano, e cultiva, e incita atitudes absurdas e ridículas em crianças, jovens e... pasme, adultos.

Atualmente o pensar está sendo deixado de lado, cada vez mais substituído pelo comodismo. E a arte, de certa forma, contraria isso tudo.

Eu sempre começo do princípio de que é simplesmente IMPOSSÍVEL fazer arte sem antes passar por um processo de reflexão. E reflexão exige o pensamento. Exige o buscar por uma opinião própria. Para tanto, precisa buscar o embasamento para sua opinião. Tudo isso demanda muito trabalho, e os jovens de hoje estão sendo treinados para não ter trabalho algum. Talvez por isso seja ainda mais difícil ensinar arte.

É fácil pedir ao aluno que faça uma "releitura". Releitura, em minha opinião, é algo muito controverso, mas deixo isso para um outro post.
Enfim, é fácil pedir que desenhem, ou que pintem, que REPRODUZAM ou COPIEM algo.

Difícil mesmo é orientá-los para que CRIEM algo.

E sou esse tipo de professor. O que pede aos alunos que CRIEM, que manifestem sua opinião. Que não caiam na armadilha do mais fácil, da mera reprodução e cópia, mas que de fato eles façam ARTE.

E aí nos vemos em uma bifurcação: o que é ARTE? Quem é habilitado para fazer arte? Quem é o artista?

Neste blog espero levantar todas essas questões. A fim de me auxiliar na organização dos pensamentos. Auxiliar meus alunos a organizar seus pensamentos. E quem sabe, auxiliar qualquer outro leitor que se interesse pelo tema, e que não esteja já domado ou dogmatizado pelo sistema que nos dá tudo pronto apenas para engolir.

Vamos criar algo juntos!