Ao trabalhar arte contemporânea com os alunos do Ensino Médio, sugeri que eles refletissem sobre a situação do país, e a partir dali, criassem uma obra que fosse o resultado dessa reflexão.
Tivemos discussões em sala a respeito das várias ideias dos alunos. Escolhemos um objeto: o prato.
O prato foi o símbolo base para a criação das obras deles.
Refletimos a respeito do significado do prato: ele serve para suportar o alimento, que é essencial para a vida humana. Vida essa muitas vezes negligenciada pelos governos, pela sociedade como um todo.
A partir dali eles soltaram a criatividade e demonstraram suas críticas sobre o que vai no prato do povo brasileiro.
Eis algumas obras resultantes desse processo:
Orientei aos alunos para que eles buscassem maneiras de expressar suas opiniões que utilizassem o mínimo de palavras possível. Que fizessem uso de imagens que simbolizassem as ideias, e que fosse visível através de sua obra de arte. Aqui, as orelhas de burro, feitas em papel, algo bem rústico, com a palavra "vendido" ao lado, representando a falta de opinião dos brasileiros com relação à inundação que sofremos da cultura americana.
A violência representada pelo boneco de índio com um flecha em mãos, o vício, demonstrado através da lata de cerveja e cartelas de comprimidos, a ganância, como se tudo dependesse de sorte, ou o jogo, presente no dado. Também as cores escolhidas na pintura do prato reforçam a ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário