Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trabalhando Barroco com EF II

Após estudar com os alunos as características, intenções, contexto histórico e cultural do Barroco, podemos criar trabalhos muito interessantes que ganhem a atenção dos alunos em sala.

É imprescindível que o professor busque sempre inovar em sala de aula, pois o mundo muda tão rapidamente, e mais rápido ainda o aluno perde o interesse nas coisas.

Essa nova galerinha que vem chegando está cada vez mais antenada nas tecnologias, nas mudanças pelas quais nossa sociedade vem passando, eles tem acesso a um infinidade de "informação", e ninguém os ensina a como lidar com elas. Papel que, obviamente, naturalmente fica a cargo da escola, dos professores.

Uma maneira interessante de ganhar a atenção dos alunos é trabalhar com materiais os quais eles não costumam usar cotidianamente. Apresentar materiais diversificados e usá-los de maneira criativa faz toda a diferença na sala de aula.

Ao estudar barroco brasileiro, uma ideia que funcionou muito bem foi a confecção de oratórios em caixa de sapato.

Como costumo deixar o barroco para o final do ano, os oratório serviram para exposição de Natal do colégio.

Materiais necessários:

- caixa de sapato
- jornal
- betume da juréia (dê prefência para o betume em pasta)
- um pote para colocar o betume (no caso do líquido)
- pincel
- tinner (para limpeza dos pincéis)
- mistura de cola e água
- cola quente

Cortamos as caixas de papelão nos formatos dos oratórios, depois empapelamos tudo com a cola e o jornal. Após isso, fazemos a montagem do oratório, colamos com a cola quente para que tudo fique bem firme. Após a montagem, revestimos tudo com o betume e esperamos secar. O betume dá um aspecto de madeira à caixa de sapato.

Aí deixa a galera soltar a imaginação no acabamento e decoração dos oratórios. Pode-se utilizar a temática religiosa, ou inventar algo além. Cada aluno escolhe o que coloca dentro do seu oratório.

É importante lembrar ao aluno que, por se tratar de uma aula de artes, podemos usar nossa criatividade e imaginação, sem a necessidade confeccionar um oratório para abrigar um santo. Pode-se colocar o que achar interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário