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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Personalização - 9° ano

Trabalhar artes com o 9° ano pode não ser um trabalho fácil. Alguns alunos já se acreditam adultos, pois estão com um pé no Ensino Médio. Outros, por diversos fatores, incluindo preconceito sobre a disciplina de Artes, aprenderam desde sempre a odiar a construção de qualquer coisa relacionada às Artes.

Os adolescentes sempre tem muito o que dizer, mas necessitam de orientação para que possam dizer o que pensam, sem que isso seja ofensivo para quem ouve.

Um exercício interessante é iniciar esse processo de busca pela dosagem certa de como e quando se dizer o que se pensa, através da expressão artística. Para isso que nós, professores de artes existimos.

Personalizar é tornar algo pessoal, dar a sua cara, o seu estilo a uma coisa pré moldada em padrões que muitas vezes não nos agradam.

Nesse sentido, propor aos alunos de 9° ano que participem desse processo de personalizar algo pode ser muito frutífero. Geralmente, os alunos adoram atividades como essa pois podem manifestar seus desejos, medos, ansiedades e opiniões de modo que mantenham, de certa forma, sua proteção do mundo exterior, que tanto os assusta, por mais que nunca venham a admitir.

É muito importante o papel do professor nesse processo. Não se pode poder o aluno, mas antes, orientá-lo com relação a atitudes preconceituosas, ou que afete de maneira negativa ao outro, o qual ele deve aprender a respeitar e conviver. E de resto, permitir que o aluno de fato demonstre sua opinião, sem  restrições. Opinião não é certa ou errada, é apenas uma opinião. O que os alunos não aprenderam ainda é que, para se ter uma opinião a respeito de algo, ele deve antes refletir a respeito desse algo, observar e ponderar sobre os motivos que o levam a pensar daquela maneira, notar os aspectos positivos e negativos da coisa e de que maneira essa coisa o afeta, a fim de, só então, formular uma opinião a respeito de algo.

Deste modo, é impossível produzir algo em artes, manifestar sua opinião através das artes sem antes partir de uma profunda reflexão.

Geralmente existe uma certa resistência no início. Mas aos poucos, com jogo de cintura e muita paciência e compreensão, o professor é capaz de ganhar a turma, e muitas vezes os alunos conseguem enxergar prazer e alguma diversão nesse processo de criação artística.

O professor não deve se esquecer de que já teve 13 anos um dia. E basicamente, todo mundo com 13 anos acredita que pode tudo, que não existem limites, e que é o dono da verdade. Sabemos que isso não é verdade, mas vai dizer isso a um adolescente de 13, 14, 15 anos.

Abaixo algumas personalizações de alunos do 9° ano.

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