Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O significado da arte na vida do aluno

Atualmente é muito difícil ensinar arte para alunos do EF II e Médio devido à banalização da arte na sociedade contemporânea. A tudo dá-se o nome de “Arte”, porém sabemos que não é bem assim.
Requisito para que algo seja considerado arte é a intenção do artista em comunicar, transmitir uma mensagem, expressão uma opinião, sentimento, sua visão sobre o mundo.
Nesse sentido, acredito sim ser possível fazer arte na escola. Uma vez que o professor oriente o aluno a buscar, através da reflexão, sua manifestação interna a respeito de um determinado assunto, acredito que o fruto desta reflexão seja arte.
O complicado é que muitas vezes o professor não agrega a reflexão ao fazer artístico do aluno. Fazendo isso, a arte perde o significado para o aluno. Se simplesmente o professor pede ao aluno para reproduzir uma obra através da releitura – o que eu questiono – ele não está deixando espaço para a reflexão. O aluno vai simplesmente reproduzir algo de outra pessoa, o sentimento de outro, a opinião de outro. É certo de que o aluno pode manifestar sua opinião sobre a obra “relida”, mas não é o mesmo de quando o aluno faz sua leitura particular do mundo, ou de si mesmo, através de uma produção pessoal.
O mundo está em constante mudança, e essas mudanças acontecem cada vez mais rápido. Essa nova galerinha que chega todos os anos em nossas salas de aula estão crescendo com essas mudanças, ou seja, eles estão completamente adaptados para isso. É função do professor ajudar o aluno a assimilar toda essa avalanche de informações, as quais ele é exposto todos os dias.
E como fica a arte no meio disso tudo?
A arte contemporânea é de difícil conceituação, justamente porque tudo acontece muito rápido, tudo muda muito depressa, e tudo pode ser usado para se fazer arte atualmente.
Se tudo pode ser usado para se fazer arte, então o professor tem de ir além do pincel e tinta. Muito além do lápis de cor e giz de cera. O professor deve re-significar esse materiais para si mesmo, para só então poder dar um uso criativo e interessante para o aluno. Se não, caímos na obsolescência.
Existem muitos alunos que não valorizam o conhecimento, o estudo, e certamente muitos mais que não valorizam o estudo da Arte. Porém, independente disso, o professor precisa buscar meios de alcançar o maior número possível desses estudantes, a fim de que eles entrem em contato com as Artes de uma forma única e pessoal.
Como professora eu não pretendo formar nenhum artista na sala de aula. Talvez revelar o já existentes, mas nunca formar – obrigar alguém a ser algo de que não queira.
Mas, acredito ser de minha responsabilidade a função de mostrar para o aluno que a Arte pode e deve ter um significado em sua vida. A arte tem lugar na vida deles, porém eles ainda não sabem disso.
Um exemplo disso tudo que tenho dito acima é um trabalho que fiz com alunos do 8° ano do EF II.
Começamos nosso trabalho a partir de algo que é do conhecimento e do interesse de muitos deles: Lady Gaga.
Independente de ser próprio para a idade deles ou não, todos os alunos vêem os vídeos da Lady Gaga. Sendo assim, eu levei para a sala de aula um dos vídeos dela: “Bad Romance”.
O vídeo é repleto de símbolos e mensagens, que passa desapercebido pela maioria dos jovens que o assistem.
Fizemos uma análise minuciosa dos símbolos presentes, da mensagem que o vídeo nos trás através deles e da letra da música em si. Refletimos a respeito disso tudo juntos, através do debate em sala de aula, onde os alunos puderam manifestar abertamente suas opiniões a respeito da cantora, do vídeo, da mensagem transmitida e a relação disso tudo com a sociedade em que vivemos.
A partir daí, pedi aos alunos que produzissem telas que mostrassem cenas do vídeo, ou então a opinião deles a respeito do vídeo. Sempre tem aquele aluno que não gosta da Lady Gaga, e na tela eles puderam expressar sua opinião.

Eis o resultado do trabalho.






 






2 comentários:

  1. Olá Vanessa!
    Venho pesquisando Blogs educativos que irão fazer parte de uma galeria sugestiva lá no Cultura na Rede!
    Seu Blog está sendo linkado com sua permissão é claro!
    Abraços
    Luiz
    http://culturanateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luiz. Bem, como pode perceber eu andei um pouco ausente... Só hoje li seu comentário. Fiquei super feliz por vocês divulgarem essa ideia. Valeu mesmo! abraços

      Excluir